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Reitoria

Competências dos órgãos e serviços da Reitoria.

Os orgãos e serviços da Reitoria têm as seguintes competências:

Competências da Reitora

A Reitora dirige, coordena, superintende e fiscaliza todas a actividades da Universidade, cabendo-lhe designadamente:

  • Velar pela observância das leis e regulamentos, bem como responder, comunicar e dar cumprimento às orientações do Departamento Ministerial responsável pela gestão do Subsistema de Ensino Superior;
  • Admitir e demitir, assim como exercer o poder disciplinar sobre o pessoal docente e o pessoal técnico-administrativo da Universidade, nos termos da lei, além de velar pela formação e desenvolvimento profissional destes;
  • Presidir o Conselho de Direcção da Universidade e submeter à apreciação, pronunciamento e aprovação deste, diferentes documentos institucionais (Projecto de Estatuto da Universidade, Plano de Desenvolvimento Institucional, Relatórios de Actividades e Contas);
  • Nomear, nos termos da lei, o júri para as provas Públicas de aptidão Pedagógica e científica do Docente do Ensino Superior e provas de Pós-graduação Académica, após parecer vinculativo do Conselho Científico.

Competências do Vice-Reitor para os Assuntos Académicos

Este órgão coadjuva o Reitor nos domínios científicos e pós-graduação, além de acompanhar as acções da Direcção dos Assuntos Académicos.

Nas ausências do Órgão Singular de Gestão, este pode representá-lo.

Competências do Vice-Reitor para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação

Este é o órgão responsável por coadjuvar o Reitor nos domínios científicos e pós-graduação, além de acompanhar as acções da Direcção de Investigação Científica, Inovação, Empreendedorismo e Pós-Graduação. Além disso, acompanha ainda algumas das acções do Director da Biblioteca Central.

Nas ausências do Órgão Singular de Gestão, este pode representá-lo.

Competências do Pro-Reitor para Extensão e Internacionalização

A Pró-Reitoria para Extensão e Internacionalização tem por missão:

  • Fomentar, avaliar e fiscalizar a realização da actividade de extensão universitária (cursos não conducentes a grau, transferência de know how para fora das fronteiras da universidade, fomentar o empreendedorismo e a criação de pequenas empresas);
  • Incentivar a actividade de internacionalização através das seguintes acções (intercâmbio entre instituições, docentes, investigadores, estudantes e funcionários), implementar um programa ALUMINI para a recepção de estudantes estrangeiros e incentivar o aprendizado de línguas estrangeiras);
  • Incentivar a participação de investigadores da UJES em actividades de carácter internacional.

Competências da Secretaria Geral

A Secretaria Geral ocupa-se do registo, acompanhamento e tratamento das questões administrativa, financeiras e logística comuns a todos os demais serviços da Universidade, nomeadamente do orçamento e do património.

Estrututura:

  • Departamento de Planeamento e Infra-Estruturas;
  • Departamento de Orçamento e Património;
  • Departamento de Contratação Pública.

Competências da Direcção de Investigação Científica, Inovação, Empreendedorismo e Pós-Graduação

A Direcção de Investigação Científica, Inovação, Empreendedorismo e Pós-Graduação exerce a sua acção no domínio da gestão da investigação científica, inovação, empreendedorismo e pós-graduação.

Estrututura:

  • Departamento de Investigação Científica e Pós-Graduação;
  • Departamento de Inovação e Empreendedorismo.

Competências da Direcção dos Assuntos Académicos

A Direcção dos Assuntos Académicos da Universidade José Eduardo dos Santos é o serviço executivo encarregue de gerir a actividade no domínio académico da Universidade, em particular na gestão curricular dos cursos de graduação e pós-graduação, na emissão de diplomas, certificados e certificação de títulos honoríficos, do expediente, inventário e arquivo dos documentos respeitante aos estudantes, bem como no fomento e apoio à actividade de natureza académica, sob dependência do Vice-Reitor para os Assuntos Académicos.

Estrututura:

  • Departamento Pedagógico;
  • Departamento de Apoio ao Estudante.

Competências do Gabinete de Apoio a Reitoria

Este Gabinete exerce a sua acção no domínio do expediente burocrático e tem as seguintes competências:

  • Organizar, gerir e controlar o plano de acções correntes essenciais ao exercício da actividade gestora do Reitor;
  • Assegurar a recepção e expedição de toda a correspondência que tramita pelo Gabinete;
  • Garantir a execução do trabalho de tratamento de documentos, sua catalogação, processamento, classificação, reprodução e arquivo;
  • Organizar e executar os actos protocolares e de cerimonial que envolvam os distintos órgãos e entidades da Universidade;
  • Organizar todo o expediente relacionado com a viagens oficiais promovidas pela Universidade.
  • O gabinete contempla, na sua estrututura, o Secretariado.

Competências da Direcção de Recursos Humanos e Acção Social

A Direcção de Recursos Humanos e Acção Social é nos termos estatutários um serviço de apoio técnico que se ocupa da gestão dos quadros da Univeridade Jossé Eduardo dos Santos, noss dominios do desenvlvimento pessoal e de carreira, recrtutamento, avaliação de desemepnhho, rendimentos pecuniários dentre outras.

Estrututura:

  • Departamento de Recursos Humanos;
  • Departamento de Acção Social.

Competências do Gabinete Jurídico e de Intercâmbio

Ao GJI-UJES compete em geral realizar toda a actividade de assessoria jurídica e de estudos legislativo, da apreciação de contencioso, da produção de instrumentos jurídicos, bem como, apoiar na realização de tarefas de intercâmbio nacional e internacional. No plano especial, as competências do GJI-UJES se encontram identificadas nos Estatutos da Universidade e respectivo regulamento interno.

Estrututura:

  • Departamento Jurídico;
  • Departamento de Intercâmbio.

Competências do Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação

Este serviço de apoio técnico é responsável pela gestão e manutenção dos meios de tecnologias de informação, com vista a dar suporte às actividades de modernização e inovação, bem como pela comunicação institucional e imprensa e relação com os meios de comunicação social.

Estrututura:

  • Departamento de Tecnologias de Informação;
  • Departamento de Comunicação Institucional.

Competências do Gabinete de Gestão da Qualidade

Este gabinete está encarregue de executar todo o processo de auto-avaliação institucional, bem como propor processos de garantia de qualidade para melhorar a qualidade de ensino, investigação e extensão universitária.

Estrututura:

  • Departamento de Avaliação;
  • Departamento de Estudos e Estatística.

Competências da Biblioteca Central

A Biblioteca Central da Universidade é o serviço encarregue da aquisição, a preservação, o enquadramento e o tratamento técnico do seu património bibliográfico e documental, numa perspectiva de apoio ao ensino e a investigação, sob o controlo do Vice-Reitor para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação.

Estrututura

  • Departamento de Documentação Científica;
  • Departamento de Edição e Divulgação Científica.