Notícia
UJES RECEBE VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM VISITA DE TRABALHO DE DOIS DIAS
No âmbito do acompanhamento privilegiado aos sectores da Educação, Ensino Superior e Ambiente, Sua Excelência (SE) Vice-Presidente da República (VPR), Professora Doutora Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa, visita desde quarta-feira (04/10/2023) até hoje sexta-feira (06/10/2023), a Província do Huambo, com destaque a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), onde dedicou dois dias de trabalho dos três que se encontra nesta província.
No primeiro dia, após a sua chegada no Aeroporto Albano Machado, SE VPR recebeu cumprimentos de boas-vindas pela Governadora da Província do Huambo (GPH), Dra. Lotti Nolika, ladeada entre outras entidades pela Magnífica Reitora (MR) da UJES, Professora Doutora Virgínia Quartin; tendo de seguida mantido um encontro com os membros do Governo local e Gestores de Instituições de Ensino Superior (IES) do Huambo no Salão Nobre do Governo.
Neste encontro SE VPR presenciou a comunicação oral da MR da UJES sobre a visão geral, os desafios e progressos desta Universidade. Seguiu-se a apresentação do ponto de situação da viação e ordenamento do trânsito na Província do Huambo pelo Delegado e Comandante da Polícia, Comissário Manuel Gonçalves.
No período vespertino, SE VPR acompanhada da Excelentíssima Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Professora Doutora Maria do Rosário Teixeira de Alva Sequeira Bragança e dos distintos Secretários de Estado, visitou à Reitoria da UJES – onde recebeu um saquinho com livros, boletins, desdobráveis, CDs e Revista Destaque desta Universidade das mãos da MR, o Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas, a Estufa Fria do Huambo, as instalações do Hospital Sanatório onde funcionam alguns cursos da Faculdade de Medicina (FM), a Faculdade de Medicina Veterinária e a Faculdade de Economia (FEc). Durante este itinerário, SE VPR e sua delegação visitou as instalações escolares do Caminho de Ferro de Benguela, onde futura e provisoriamente irá funcionar a FEc, enquanto se buscam melhores soluções para recuperar as instalações desta Unidade Orgânica de Ensino e Investigação que se encontram degradadas.
Já no segundo dia, SE VPR começou a sua jornada de trabalho com a visita as Unidades de Investigação e Laboratórios da Faculdade de Ciências Agrárias na Chianga e do Polo Universitário do Cambiote, onde funcionam os cursos de Saúde do Instituto Politécnico (IP) e da FM.
No período da tarde, seguiu com a visita a Faculdade de Direito da UJES, ao Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Huambo e ao IP da UJES, nesta última onde fez a entrega de quinze (15) computadores para reforçar a Sala de Informática.
Foi ainda no IP onde SE VPR visitou a Feira da Mulher e Menina na Ciência. No Auditório desta importante Unidade Orgânica de Ensino e Investigação da UJES, SE VPR teve um encontro com os académicos da Província. Neste encontro a GPH deu as notas de boas-vindas, seguido da MR que apresentou os objectivos e metodologia do encontro, do Representante da classe dos Funcionários Docente que leu a mensagem dos Professores e Investigadores, Dr. Luís Matateu, da Representante da classe dos Funcionários não Docente que leu a mensagem dos funcionários administrativos, Dra. Helena Lucas, e do Representante da classe dos Discentes que por sua vez leu a mensagem dos estudantes, Sr. Eduardo Miúdo. Os Docentes clamaram por melhores condições de trabalho, a classe não Docente por oportunidade de superação técnica e académica e os Discentes por maior oferta formativa, bem como mais e melhores condições de estágios curriculares. Os três grupos foram unânimes em reconhecer encasáveis esforços do Executivo na melhoria do Ensino Superior (ES).
Sob sábia direcção do Professor Mestre Alcides Nunda, o Mestre de Cerimónia do encontro, SE VPR presenciou também momentos lúdico e cultural com uma peça teatral que retratou a vida e dinâmica da UJES pelo grupo Vozes da África e com a interpretação da música/letra “Para ti mulher” na meiga e linda voz de Edna Mateia.
Por seu turno, SE VPR preferencialmente a leitura do Discurso que prepara proferiu algumas palavras, “que verdadeiramente foram palavras de uma académica nata”. Na sua intervenção, sublinhou que o Executivo de João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República, com parceria externa, tem previsto para o próximo ano o apoio de 200 milhões de dólares norte americano para o para aumentar o acesso ao ES, garantir a qualidade do ensino e criação de novos cursos, investir na formação de professores e competências digitais. Entretanto, considerou que a gestão do ES depende também da participação de todos que usam a IES.
Referiu-se sobre a segurança alimentar através dos programas (PLANAGRÃO, PLANAPECUÁRIA e PLANAPESCA). Apelou a participação das IES através de investigação (nas temáticas de melhoramento de sementes, estudos dos solos e aptidão agrícola, valorização do conhecimento local) e consultoria.
Ainda em tom apelativo, incentivou as IES a trabalharem no sentido de participarem na elaboração do Plano de Acção sobre as Alterações Climáticas.
Considerou necessária a academia local fazer, no prazo de um ano, uma publicação sobre a “Génese/História do ES no Huambo”.
Desafiou a UJES a elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional, que segundo o Gabinete das Tecnologias de Informação e Comunicação da UJES apurou já está em curso.
Terminou, deixando outro desafio para o ES no País: “queremos Universidades angolanas no ranking das 100 melhores de África”.
No final do encontro, com sentimento de muita satisfação e alegria, a MR entregou a SE VPR um lindo quadro, com o logotipo da UJES e os nomes das seis (6) Unidade Orgânica de Ensino e Investigação em funcionamento desta Universidade.
Seguiu-se a fotografia de família.
Hoje, no terceiro dia de trabalho, SE VPR efectua visita ao município do Cachiungo, onde está vendo os pontos estratégicos de interesse social e económico e manterá um encontro com trezentas (300) mulheres rurais. Além disso, SE VPR espera visitar o Polígono Florestal do Sanguengue, bem como duas áreas industriais e uma de armazenamento de produtos agrícolas.
# Pelo
GABINETE DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS