Notícia
UJES REALIZA APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TUBERCULOSE ZOONÓTICA NO HUAMBO
Resumo
Projecto de Investigação Científica sobre Tuberculose Zoonótica no Huambo
- Investigação
Categorias

Realizou-se hoje, 30 de Abril de 2025, no Auditório do Instituto de Investigação Veterinária, na cidade do Huambo, a apresentação pública do Projecto de Investigação Científica sobre Tuberculose Zoonótica, aprovado no âmbito do Edital n.º 1 do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT). O referido projecto é executado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), por intermédio da Unidade de Gestão do Projecto (UGP), com financiamento da República de Angola, através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
O acto contou com a participação de distintas entidades ligadas ao sector académico, científico e governamental, com destaque para Sua Excelência, o Governador da Província do Huambo, Engenheiro Pereira Alfredo, que proferiu o discurso de abertura do evento.
Na sua intervenção, a Magnífica Reitora da Universidade José Eduardo dos Santos, Prof. Dotora Virgínia Quartin, deu as boas-vindas aos participantes, tendo sublinhado a importância do projecto no contexto da saúde pública, da segurança alimentar e do fortalecimento da investigação científica nacional.
O projecto conta com a colaboração de especialistas nacionais e de investigadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), do Brasil, num esforço conjunto que visa aprofundar o conhecimento sobre a tuberculose zoonótica — uma doença que afecta animais e seres humanos, representando um risco relevante para a saúde pública.
Durante a sessão, foram apresentados os principais elementos do projecto, nomeadamente a contextualização da problemática da tuberculose zoonótica, os objectivos e a relevância do estudo, as actividades previstas, a metodologia de investigação, o cronograma e as metas definidas, bem como os resultados esperados e o seu impacto potencial.
Houve ainda espaço para a apresentação formal da equipa de investigação e para uma sessão de perguntas e respostas com os participantes. O evento foi encerrado com uma intervenção do coordenador do projecto, que reforçou o compromisso com a produção de conhecimento científico voltado para a resolução de problemas concretos da sociedade angolana.
A Universidade José Eduardo dos Santos reafirma, com este acto, o seu empenho na promoção da ciência, da investigação aplicada e da cooperação internacional em prol do desenvolvimento sustentável da região e do País.