Notícia
UJES NA MARCHA NO HUAMBO ASSINALA O DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS NAS ESTRADAS
No passado domingo, 16 de Novembro, a cidade do Huambo acolheu um momento de reflexão e solidariedade durante a marcha alusiva ao Dia Mundial em Memória das Vítimas nas Estradas. O vice-governador para o Sector Técnico e Infraestruturas, Edgar Hilário, destacou a importância de cada cidadão assumir responsabilidade no trânsito e contribuir para uma cultura de paz nas estradas.
Em representação do Governador Pereira Alfredo, Edgar Hilário reforçou que a sinistralidade rodoviária continua a ser um grande desafio global e que, em Angola, afecta famílias, vidas e bens, gerando elevados custos para o Estado. Sublinhou ainda o compromisso do governo provincial em envolver toda a sociedade na prevenção de acidentes, apelando à participação activa de instituições, forças políticas, organizações juvenis, empresários, artistas, agentes culturais, religiosos e autoridades tradicionais.
Segundo o secretário do Conselho Provincial de Viação e Ordenamento do Trânsito, superintendente Abílio Cacumba, entre Novembro de 2024 e a presente data, foram registados 767 acidentes no Huambo, resultando em 237 mortos e 988 feridos.
O evento contou com a presença de membros do governo e distintos actores sociais de todos os 17 municípios da província. A cerimónia incluiu a deposição de uma coroa de flores e o lançamento de balões na Avenida Norton de Matos, em homenagem às vítimas de acidentes nas estradas.
UJES, POR UMA UNIVERSIDADE MAIS NACIONAL, COESA E GLOBAL
