Notícia
UJES NA CONFERÊNCIA FINAL DO SASSCAL 2.0

A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) participa activamente na Conferência Final do SASSCAL 2.0 – Southern African Science Service Centre for Climate Change and Adaptive Land Management, que decorre de 7 a 9 de Outubro de 2025, nas instalações da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), em Luanda, Angola, sob o lema “From Research to Action: Enhancing sustainability through climate-change impactful solutions in the Southern African Region” (Da Investigação à Acção: Promover a sustentabilidade através de soluções com impacto nas mudanças climáticas na região da África Austral).
A delegação da UJES é encabeçada pela Magnífica Reitora, Professora Doutora Virgínia Quartin, e integra decanos e docentes de diversas Unidades Orgânicas, representando a universidade em múltiplos painéis e sessões científicas do evento. Um dos pontos mais altos para a UJES foi a assinatura do memorando de entendimento para a construção do Centro de Excelência no Huambo entre o Ministério Federal da Investigação e Tecnologia da Alemanha (MBF), representado pelo Dr. Christian Alecke, Direção Executiva do SASSCAL, representada pela Professora Doutora Nelago Indongo, e a UJES, representada pela Reitora Quartin.
O primeiro dia do evento foi dedicado à cerimónia de abertura, conduzida pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI). O acto contou com intervenções do Presidente do Conselho de Administração do SASSCAL, Prof. Dr. Gabriel Miguel, da Directora Executiva do SASSCAL, Professora Doutora Nelago Indongo, do MBF, Dr. Christian Alecke, e do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Professor Doutor Albano Ferreira, que fez as notas introdutórias. Na sessão de abertura, estiveram presentes altas figuras do governo angolano, com destaque à Vice-presidente da República de Angola, Esperança da Costa, que declarou oficialmente aberta a conferência.
Após a sessão inicial, tiveram lugar os primeiros painéis dedicados ao apoio às políticas públicas e à utilização dos resultados do SASSCAL 2.0, com enfoque na integração da ciência em programas de resiliência climática na África Austral.
Nesta sessão, dedicada ao projecto Beekeeping, a UJES foi representada pelo Professor Doutor Max Vicente, que apresentou os avanços e resultados alcançados nas investigações sobre o potencial da apicultura como prática sustentável de apoio às comunidades locais e à conservação dos ecossistemas.
O Professor Doutor André Loução Bongo, docente e investigador da UJES, apresentou os resultados do módulo SUSTAIN, abordando a sustentabilidade dos ecossistemas e as sinergias entre conservação ambiental e desenvolvimento comunitário. O trabalho destacou o papel das universidades na criação de soluções científicas integradas para mitigar os impactos das mudanças climáticas.
Na sessão dedicada ao estudo dos solos (ANGSOIL), o Professor Doutor Ginhas Manuel, investigador da UJES, apresentou um contributo científico relevante sobre a caracterização, gestão e conservação dos solos angolanos no contexto das alterações climáticas. A sua apresentação abordou metodologias de monitorização e estratégias sustentáveis para o uso e conservação dos solos agrícolas.
Durante as sessões técnicas e científicas, a UJES esteve também representada em espaços de diálogo e debate sobre:
- Políticas de suporte à decisão e integração da investigação nas políticas nacionais e regionais de resiliência climática;
- Utilização dos resultados científicos em projectos de desenvolvimento sustentável;
- Formação de capacidades humanas, com enfoque na formação de jovens investigadores angolanos em temáticas de ciência climática, biodiversidade e gestão de recursos naturais.
O SASSCAL 2.0, uma iniciativa conjunta de países da África Austral e do Governo Alemão, constitui um dos maiores programas regionais de investigação aplicada às mudanças climáticas e gestão adaptativa das terras. O evento em Luanda marca a conclusão da segunda fase do programa (2020-2026), reunindo representantes de Angola, Namíbia, Botswana, Zâmbia, África do Sul e Alemanha.
A participação da UJES na conferência reafirma o compromisso da universidade com a ciência aplicada, a sustentabilidade ambiental e o fortalecimento da cooperação científica internacional, consolidando o papel de Angola como actor activo nas discussões sobre adaptação climática e gestão sustentável dos recursos naturais na África Austral.
UJES, POR UMA UNIVERSIDADE MAIS NACIONAL, COESA E GLOBAL