UJES NA CONFERÊNCIA FINAL DO SASSCAL 2.0 - UJES


    

Home > Universidade > Notícia > UJES NA CONFERÊNCIA FINAL DO SASSCAL 2.0

Notícia

UJES NA CONFERÊNCIA FINAL DO SASSCAL 2.0

Resumo

Conferência Final do SASSCAL 2.0

UJES NA CONFERÊNCIA FINAL DO SASSCAL 2.0
UJES NA CONFERÊNCIA FINAL DO SASSCAL 2.0

A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) participa activamente na Conferência Final do SASSCAL 2.0 – Southern African Science Service Centre for Climate Change and Adaptive Land Management, que decorre de 7 a 9 de Outubro de 2025, nas instalações da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), em Luanda, Angola, sob o lema “From Research to Action: Enhancing sustainability through climate-change impactful solutions in the Southern African Region” (Da Investigação à Acção: Promover a sustentabilidade através de soluções com impacto nas mudanças climáticas na região da África Austral).

A delegação da UJES é encabeçada pela Magnífica Reitora, Professora Doutora Virgínia Quartin, e integra decanos e docentes de diversas Unidades Orgânicas, representando a universidade em múltiplos painéis e sessões científicas do evento. Um dos pontos mais altos para a UJES foi a assinatura do memorando de entendimento para a construção do Centro de Excelência no Huambo entre o Ministério Federal da Investigação e Tecnologia da Alemanha (MBF), representado pelo Dr. Christian Alecke, Direção Executiva do SASSCAL, representada pela Professora Doutora Nelago Indongo, e a UJES, representada pela Reitora Quartin.

O primeiro dia do evento foi dedicado à cerimónia de abertura, conduzida pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI). O acto contou com intervenções do Presidente do Conselho de Administração do SASSCAL, Prof. Dr. Gabriel Miguel, da Directora Executiva do SASSCAL, Professora Doutora Nelago Indongo, do MBF, Dr. Christian Alecke, e do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Professor Doutor Albano Ferreira, que fez as notas introdutórias. Na sessão de abertura, estiveram presentes altas figuras do governo angolano, com destaque à Vice-presidente da República de Angola, Esperança da Costa, que declarou oficialmente aberta a conferência.

Após a sessão inicial, tiveram lugar os primeiros painéis dedicados ao apoio às políticas públicas e à utilização dos resultados do SASSCAL 2.0, com enfoque na integração da ciência em programas de resiliência climática na África Austral.

Nesta sessão, dedicada ao projecto Beekeeping, a UJES foi representada pelo Professor Doutor Max Vicente, que apresentou os avanços e resultados alcançados nas investigações sobre o potencial da apicultura como prática sustentável de apoio às comunidades locais e à conservação dos ecossistemas.

O Professor Doutor André Loução Bongo, docente e investigador da UJES, apresentou os resultados do módulo SUSTAIN, abordando a sustentabilidade dos ecossistemas e as sinergias entre conservação ambiental e desenvolvimento comunitário. O trabalho destacou o papel das universidades na criação de soluções científicas integradas para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Na sessão dedicada ao estudo dos solos (ANGSOIL), o Professor Doutor Ginhas Manuel, investigador da UJES, apresentou um contributo científico relevante sobre a caracterização, gestão e conservação dos solos angolanos no contexto das alterações climáticas. A sua apresentação abordou metodologias de monitorização e estratégias sustentáveis para o uso e conservação dos solos agrícolas.

Durante as sessões técnicas e científicas, a UJES esteve também representada em espaços de diálogo e debate sobre:

- Políticas de suporte à decisão e integração da investigação nas políticas nacionais e regionais de resiliência climática;

- Utilização dos resultados científicos em projectos de desenvolvimento sustentável;

- Formação de capacidades humanas, com enfoque na formação de jovens investigadores angolanos em temáticas de ciência climática, biodiversidade e gestão de recursos naturais.

O SASSCAL 2.0, uma iniciativa conjunta de países da África Austral e do Governo Alemão, constitui um dos maiores programas regionais de investigação aplicada às mudanças climáticas e gestão adaptativa das terras. O evento em Luanda marca a conclusão da segunda fase do programa (2020-2026), reunindo representantes de Angola, Namíbia, Botswana, Zâmbia, África do Sul e Alemanha.

A participação da UJES na conferência reafirma o compromisso da universidade com a ciência aplicada, a sustentabilidade ambiental e o fortalecimento da cooperação científica internacional, consolidando o papel de Angola como actor activo nas discussões sobre adaptação climática e gestão sustentável dos recursos naturais na África Austral.

UJES, POR UMA UNIVERSIDADE MAIS NACIONAL, COESA E GLOBAL