UJES EM SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE DIRECÇÃO - UJES


    

Home > Universidade > Notícia > UJES EM SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE ...

Notícia

UJES EM SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE DIRECÇÃO

Resumo

Sessão de balanço institucional e projecção de acções estratégicas

UJES EM SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE DIRECÇÃO
UJES EM SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE DIRECÇÃO

O Conselho de Direcção da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) realizou, hoje, 08 de Janeiro de 2026, pelas 10h00, na Sala de Reuniões da Reitoria, a sua sessão ordinária, sob orientação da Magnífica Reitora, Prof.ª Doutora Virgínia Quartin.

No período de informações, a Magnífica Reitora deu as boas-vindas aos membros do Conselho e apresentou as saudações de Ano Novo, procedendo de seguida à partilha de um conjunto de informações institucionais relevantes. Destacou a participação da UJES na Expo Huambo 2025, realizada de 24 a 28 de Setembro de 2025, no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, onde a Universidade exibiu o seu potencial académico e científico, incluindo invenções, inovação, publicações, portfólios de cursos, projectos e materiais promocionais.

Referiu igualmente a organização bem-sucedida das Jornadas Agosto Científico – edição 2025, realizadas de 26 a 28 de Novembro, sob o lema “Angola 50 Anos – UJES, mais Nacional, Inovadora e Global”. O evento contou com a submissão de mais de 70 artigos científicos, alguns seleccionados para comunicações orais, e cerca de 15 resumos para apresentação em formato de póster. Os trabalhos encontram-se em processo de avaliação e serão publicados na Revista Científica da Universidade José Eduardo dos Santos (RECIUJES).

A Magnífica Reitora informou ainda sobre a participação da UJES na 9.ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia (CNCT) e na 4.ª Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica (FIEBaT), realizadas de 03 a 05 de Dezembro de 2025, em Benguela, no quadro das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, sob o lema “Angola 50 anos: promovendo o desenvolvimento baseado na ciência, tecnologia e inovação”. A Universidade marcou presença com um stand diversificado e de grande visibilidade, além de uma comunicação oral e exposições de posters.

Foi igualmente mencionada a participação da UJES na Abertura do Ano Académico 2025/2026, no Cuanza Norte, ocasião em que a Magnífica Reitora da UJES proferiu a oração de sapiência.

 

No que respeita ao Ano Académico 2024/2025, a presidente do acto sublinhou os desafios enfrentados, com destaque para os processos de auto-avaliação e avaliação externa, enfatizando a necessidade de reforçar a acreditação dos cursos ainda não acreditados, sobretudo nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Informou, igualmente, que a Universidade aguarda resposta aos relatórios de contraditório submetidos ao órgão responsável pela avaliação externa.

A Reitora anunciou ainda a aprovação do financiamento do Projecto de Desenvolvimento do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (TEST), salientando que, nos próximos dias, será realizada uma reunião para definição dos passos subsequentes da sua implementação.

Relativamente ao Concurso Público em curso, foi dada a palavra ao Director dos Recursos Humanos e Acção Social, Dr. Hélder Cangovi, que destacou as vagas de ingresso externo na categoria de Assistente (10 vagas para a Faculdade de Medicina e 10 para o Instituto Politécnico), bem como as vagas de ingresso interno (1 vaga de Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Agrárias e 1 vaga da mesma categoria na Faculdade de Economia). As informações detalhadas encontram-se disponíveis nas plataformas digitais da UJES.

A sessão abordou ainda a reunião convocada pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Prof. Doutor Albano Ferreira, agendada para o dia 12 de Janeiro de 2026, tendo sido solicitado que os gestores remetam as suas contribuições ao Gabinete de Apoio da Reitoria.

No espaço de intervenções, o Decano da Faculdade de Economia, Prof. Doutor Domingos João Fernandes, referiu que o relatório da avaliação externa apresenta aspectos pouco alinhados com a realidade daquela Unidade Orgânica. Por sua vez, o Presidente da Associação de Estudantes da UJES, Dr. Justo Pompeu, informou que no próximo mês terão lugar as actividades eleitorais para a escolha do novo presidente da Associação, cujo mandato é de dois anos.

O Coordenador do Projecto TEST e Pró-Reitor para a Extensão e Internacionalização, Prof. Doutor Hélder Marcelino, informou que as acções do projecto são de carácter trimestral, destacando, no último trimestre do ano transacto, as actividades de publicitação e visibilidade do projecto, bem como a aquisição de meios informáticos.

O Secretário-Geral, Dr. Lívio Chuvica, comunicou que a UJES já recebeu os financiamentos dos projectos aprovados no âmbito da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT)  e do Programa de Apoio ao Ensino Superior (UNI.AO). No segundo momento da reunião, dedicado à análise da execução orçamental e financeira de 2025, destacou as boas práticas na organização do expediente e apelou à elaboração atempada da previsão orçamental trimestral para o exercício de 2026.

Por fim, a Magnífica Reitora apelou à necessidade de compilação dos relatórios dos docentes em formação pós-graduada no exterior, tendo orientado que até 15 de Janeiro de 2026 todos os docentes nessa condição procedam à entrega dos respectivos relatórios, sob pena de revisão da situação salarial ou das bolsas, nos termos da Lei.

 

UJES, POR UMA UNIVERSIDADE MAIS NACIONAL, COESA E GLOBAL