UJES BENEFICIARÁ DE UM CENTRO DE EXCELÊNCIA DE AGRICULTURA E SEGURANÇA ALIMENTAR NO ÂMBITO DO SASSCAL - UJES


    

Home > Universidade > Notícia > UJES BENEFICIARÁ DE UM CENTRO DE EXCELÊNCIA DE ...

Notícia

UJES BENEFICIARÁ DE UM CENTRO DE EXCELÊNCIA DE AGRICULTURA E SEGURANÇA ALIMENTAR NO ÂMBITO DO SASSCAL

Resumo

SASSCAL e UJES Inauguram Nova Era com o Lançamento da Primeira Pedra do Centro de Excelência

Lançamento da Primeira Pedra do Centro de Excelência SASSCAL
Lançamento da Primeira Pedra do Centro de Excelência SASSCAL

No passado dia 11 de Outubro de 2025, o Huambo testemunhou um marco histórico para o ensino superior e a investigação científica em Angola, com o lançamento da primeira pedra para a construção do Centro de Excelência para Agricultura, Segurança Alimentar e Gestão dos Solos do SASSCAL (sigla em inglês para Southern African Science Service Centre for Climate Change and Adaptive Land Management ou Centro de Serviços Científicos da África Austral para as Mudanças Climáticas e Gestão Adaptativa das Terras.

O acto, presidido pela Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Professora Doutora Alice de Ceita e Almeida, contou com a presença de distintas personalidades nacionais e internacionais, entre as quais o Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Dr. Edgar Hilário, e o Presidente do Conselho de Administração do SASSCAL, Professor Doutor Gabriel Miguel.

Na ocasião, o Vice-Governador, em representação do Governador da Província do Huambo, destacou que o centro “abrirá novos caminhos para o futuro”, sendo um espaço que impulsionará a inovação científica, a formação de jovens investigadores e o desenvolvimento sustentável do país e da região.

A Secretária de Estado sublinhou que o centro simboliza “um passo firme na consolidação da governação científica e no fortalecimento da cooperação entre os países membros do SASSCAL”, reforçando o compromisso de Angola com a investigação aplicada às mudanças climáticas e à gestão sustentável dos recursos naturais.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do SASSCAL, Professor Doutor Gabriel Miguel, revelou que a organização já capacitou mais de 300 jovens investigadores, apoiou 230 publicações científicas e instalou 150 estações meteorológicas, consolidando-se como uma rede de excelência científica na África Austral.

A Reitora da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Professora Doutora Virgínia Quartin, destacou o papel da instituição na coordenação de três dos sete projectos da segunda fase do SASSCAL, sublinhando que o novo centro permitirá modernizar laboratórios, fortalecer programas de mestrado e doutoramento e ampliar a utilização de tecnologias de informação geográfica e teledeteção.

O centro, a ser construído numa área de 1,5 hectares, contará com quatro blocos (administrativos, académicos, laboratoriais e sociais) e será financiado pelo Governo da Alemanha, com um investimento de 1 milhão de euros.

Com esta iniciativa, o Huambo afirma-se como referência nacional e regional em ciência, inovação e sustentabilidade, colocando Angola no mapa científico da África Austral.

De realçar que este será o segundo Centro de Excelência no âmbito do SASSCAL, após o primeiro Centro relacionado com os recursos hídricos, construído na Namíbia.

UJES, POR UMA UNIVERSIDADE MAIS NACIONAL, COESA E GLOBAL