Notícia
UJES ACOLHE CONFERÊNCIA NO ÂMBITO DA ANTECÂMARA DA 4.ª BIENAL DE LUANDA
Resumo
Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente
- Extensão
Categorias

A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), acolheu, na Sala do 2º Ano da Faculdade de Direito, com êxito a Conferência Provincial da Antecâmara da 4.ª Bienal de Luanda, sob o lema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”.
O evento decorreu durante todo o dia 2 de Julho e contou com a presença de distintas personalidades académicas, culturais e institucionais, entre elas a Magnífica Reitora da UJES, Prof.ª Doutora Virgínia Quartin, que proferiu as palavras de boas-vindas, destacando o papel das instituições de ensino superior na promoção de uma cultura de paz, identidade africana e cidadania comprometida com o futuro do continente.
A conferência, sob moderação do MSc. Armando Luanda, foi estruturada em três painéis temáticos:
- Painel 1: Honrar o Passado, trouxe reflexões profundas sobre a contribuição dos africanos e afrodescendentes para o progresso da humanidade, com destaque para a intervenção do Prof. Doutor Gregório Tchikola, Director do Centro Cultural Manuel Rui. Seguiu-se a apresentação do Prof. Doutor Armindo Jelembi, Juiz Conselheiro, que abordou os desafios da utilização pedagógica da História Geral de África e a importância do seu ensino para a promoção da cultura de paz e da cidadania africana.
- Painel 2: Valorizar as Conquistas Alcançadas, centrou-se na promoção de sistemas educativos — formais e não formais — baseados nos valores culturais identitários africanos. O tema foi desenvolvido pelo Prof. Doutor Salvador Tchitau, que sublinhou a necessidade de um ensino mais alinhado com as realidades culturais do continente.
- Painel 3: Construir a África que Queremos, teve como prelector o Prof. Doutor Pedro Cassiano Cachitõle, que abordou o fortalecimento da cidadania africana como base para um desenvolvimento sustentável, inclusivo e orientado para os desafios actuais.
Os momentos culturais intercalaram as sessões, enriquecendo a jornada com manifestações artísticas que celebraram a identidade e a diversidade local e africana.
O evento encerrou com uma sessão de fotografia de família, simbolizando o compromisso conjunto dos participantes com a construção de uma África mais justa, educada e em paz.
A UJES reafirma, com este evento, o seu compromisso com os valores da educação transformadora, da preservação da cultura africana e da promoção da paz, enquanto alicerces indispensáveis para o desenvolvimento sustentável de Angola e do continente africano.
UJES, POR UMA UNIVERSIDADE MAIS NACIONAL, COESA E GLOBAL