MAGNÍFICA REITORA DA UJES RECEBE DELEGAÇÃO DA ANPG PARA AVALIAR PROGRESSO DO PROJECTO DE ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO - UJES


    

Home > Universidade > Notícia > MAGNÍFICA REITORA DA UJES RECEBE DELEGAÇÃO DA ...

Notícia

MAGNÍFICA REITORA DA UJES RECEBE DELEGAÇÃO DA ANPG PARA AVALIAR PROGRESSO DO PROJECTO DE ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO

Resumo

Delegação da ANPG avalia progresso do projecto de zoneamento

Delegação da ANPG avalia progresso do projecto de zoneamento
Delegação da ANPG avalia progresso do projecto de zoneamento

A Magnífica Reitora da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Professora Doutora Virgínia Lacerda Quartin, recebeu nesta terça-feira, 21 de Outubro de 2025, nas instalações da Reitoria, uma delegação da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), no quadro da cooperação institucional em curso entre a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA-UJES) e a ANPG.

A visita enquadrou-se na implementação do projecto “Likongela Esumuluho ya Yela” (Junte-se à Prosperidade Limpa), uma iniciativa conjunta que visa promover o desenvolvimento sustentável e a diversificação da economia através da investigação aplicada na produção de biocombustíveis e no zoneamento agroecológico de espécies de interesse energético.

A delegação da ANPG foi composta pelo Engenheiro Geólogo Wilson Mendes e pela Economista Maria Damião, ambos técnicos séniores da instituição, que se deslocaram à UJES-Huambo para constatar in loco o nível de progresso e a execução do projecto, com base na metodologia científica adoptada.

Durante o encontro, estiveram igualmente presentes, em representação da UJES, o Professor Doutor Ambrósio Fortunato, Decano da FCA-UJES, o Dr. Lívio Chuvia, Secretário-Geral da Universidade, e a Dra. Leonor Bicas Neves, Directora do Gabinete Jurídico e de Intercâmbio Institucional.

O Professor Doutor Luís Miapia, Coordenador do Projecto, e o Engenheiro Isaú Quissindo apresentaram o ponto de situação do “Zoneamento Agroecológico de Espécies de Interesse para a Produção de Biocombustíveis na Província do Huambo”, destacando os avanços alcançados e as perspectivas de expansão do estudo. Partilharam as experiências de campo e apresentaram os resultados preliminares da zonagem do girassol, incluindo as conclusões obtidas a partir das entrevistas e do diagnóstico rural participativo nos municípios do Huambo. Além disso, fizeram referência ao artigo em fase de redação, intitulado “Zoneamento Agroecológico em Angola: uma abordagem holística” (a ser submetida na Revista Internacional de Língua Portuguesa), bem como à inscrição do projecto para participação na 9.ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia e na 4.ª Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica, eventos de carácter nacional promovidos pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Por sua vez, a Dra. Maria Damião considerou os resultados do projecto animador e informou que os mesmo poderão ser apresentados à Direcção da ANPG e posteriormente ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, sublinhando que a agência está a trabalhar no sentido de alargar a iniciativa a todo o território nacional, como parte do seu compromisso com a transição energética e a sustentabilidade ambiental.

Esta visita reforça o papel da UJES como parceira estratégica no desenvolvimento científico e tecnológico de Angola, promovendo soluções inovadoras que unem o conhecimento académico às necessidades reais do país.

UJES, POR UMA UNIVERSIDADE CADA VEZ MAIS NACIONAL, COESA E GLOBAL